Posers do Museu do Louvre

Arte moderna em Paris

Não seja um poser, tenha atitude



O cara nunca foi nem na Pinacoteca do Estado, nem no Masp. De vez em quando vai numa vernissage de um amigo, mas quando vem pra Paris TEM QUE IR NO MUSEU DO LOUVRE. É uma obrigação social de quem vem a Paris.


O Museu do Louvre é um dos mais maravilhosos, iluminados, obrigada-humanidade-por-nos-dar-o-prazer-de-ver-tanta-beleza-e-história-juntas-numa-cidade-linda porém! se você vai ao museu pra ficar tirando foto (Nunca entendi esse conceito de tirar foto de quadro. Redundância? Metalinguagem?) do lado da Monalisa e das outras obras pop's, se você vai só pra tirar uma foto no Carrousel du Louvre pra mostrar pros seus amigos que você esteve aqui, primeiro que a sua foto na Torre Eiffel (obrigação social) já serve pra isso e segundo porque você talvez não se interesse taaaanto assim por esse tipo de arte.


Enquanto você está aí no meio da galera, tem 5000 mil anos de arte para ser vista...
Esperava mais de vocês, Carters.. Que decepção...


Claro que se você tem a oportunidade de visitar o Museu do Louvre, principalmente às quartas e sextas que fica aberto até 21:45 ou  mesmo no dia das grandes multidões, o primeiro domingo do mês quando a entrada é gratuita, vá sim, você vai se sentir uma pessoa melhor. Mas e se ao invés de ver artes clássicas você visitasse o squArt Aftersquat 59 rue Rivoli?

59-rue-rivoli-paris

É um casarão de cinco andares que pertencia a uma banco francês na movimentada rua Rivoli. O banco saiu do prédio e ele foi squatato por artistas que passaram a viver, trabalhar no edifício e o transformaram  num centro cultural.

A Marie de la Ville de Paris, docemente como só ela sabe ser, comprou o prédio, negociou com os artistas e hoje no número 59 rue Rivoli, na frente do McDonald's, está o 59.

mapa-59-rue-rivoli


Desde a entrada você vê que está num lugar diferente. A energia que as cores grafitadas por todos os lados produzem, as frases na parede, o cheiro de tinta, criam um clima de exaltação. Paris, por ser uma cidade linda de traços clássicos, não tem muita street art (na verdade tem sim, mas isso fica para outro post) como vemos em Berlin, Londres e São Paulo, então encontrar um atelier/galeria de arte/centro cultural maravilhoso, ver os artistas trabalhando, sorrisos, ótima música, coisas lindas e agradáveis, pode ser tão (ou mais) interessante do que ir num museu, mesmo que seja o Louvre.

Vá à Pinacoteca, vá ao Masp, vá ao Louvre mas vá também à rua 59 rue Rivoli, Paris.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...